Criando Substituições divertidas na dieta
- Rodrigo Góes Maltez
- 2 de mai. de 2018
- 2 min de leitura

E os “come limpo” piram! Rsrsr! Brincadeiras à parte – Vamos falar de substituições?
Como sempre explicamos no consultório – Sabe por que de acordo com a literatura 95% das dietas falham? Pois elas requerem perfeição e, como sabemos, ninguém é perfeito.
O objetivo desse post é mostrar que uma dieta deve ser o mais variada e divertida possível. É irreal esperar que todos “comam limpo” e vivam de pescados e carnes brancas. Pode apostar que o profissional que prega restrição em um consultório come escondido rsrsrs!
No caso acima, ambas as refeições têm os mesmos macros, o hambúrguer ainda é um pouco mais rico em proteína. Então por que tanto preconceito? Ahh sim! O salmão tem “gordura boa” e o filé tem “gordura ruim”, né? Rsrsrs! Pessoal, gordura “boa” também tem calorias e deve ser devidamente calculada. Aliás, nós precisamos de TODAS as gorduras. Por essa razão – MODERAÇÃO É A CHAVE!
Nutri, Existe diferença entre as duas refeições para a perda de peso e gordura? Não, não existe! Nós da GóesMaltez sempre frisamos a importância da qualidade do alimento, obviamente devemos ter um consumo adequado de vitaminas, fibras e minerais, mas isso não significa que ao comer um sanduíche você está saindo da dieta, entende? Seu corpo não sabe se você está comendo um hambúrguer ou arroz com salmão. Ele reconhece nutrientes – carboidrato, proteína e lipídio. Falta de lógica só na política, não no meio acadêmico, por favor rsrs!
Ou seja, coma seu peixinho, seus alimentos “funcionais”, seus orgânicos (que só fazem bem ao bolso do vendedor), o que você quiser! Não existe certo ou errado. Não existem alimentos inflamatórios e que fazem mal a saúde. Sabe o que faz mal à saúde? O excesso de calorias – Sejam elas provenientes de “alimentos limpos” ou “sujos”. Com o excesso de calorias ganhamos gordura e com o ganho acentuado de gordura diversos problemas de saúde são desencadeados. Graças a Deus, todos os nossos pacientes tiveram o perfil sanguíneo melhorado com a perda de gordura, não por que consumiram alimentos mágicos colhidos por freiras cegas nos alpes suíços! Resumindo: Escolha uma dieta que VOCÊ consiga aderir. Seja comer limpo ou ser mais flexível, o que vai determinar o sucesso de um indivíduo é consistência e não perfeição.