top of page

Açúcar não é cocaína




Vamos de Science bombs?


Temos reparado que inúmeras pessoas (sem o mínimo de conhecimento cientifico) andam comparando a maravilhoso açúcar com cocaína. Isso é um tanto quanto patético e contribui apenas para que o terrorismo nutricional e a falta de ciência imperem em nosso país.

Quase todo o carboidrato que consumimos é convertido em glicose(açúcar) no corpo. Os únicos carboidratos que não são convertidos em glicose são aqueles que não podem ser digeridos, como as fibras. Diferentes carboidratos irão se converter em velocidades diferentes, mas de fato, o valor calórico não muda: são 04 calorias por grama e a resposta insulínica será a mesma, apesar da complexidade do carboidrato que está sendo digerido.


Carboidratos simples liberam insulina em uma velocidade maior que os complexos, mas os níveis caem mais rápido. Já os carboidratos complexos liberam insulina de forma mais lenta, mas os níveis caem mais devagar. Entendem? Mas, para que fique claro: a liberação de insulina é proporcional a quantidade de carboidrato consumida em gramas e depende da combinação da refeição (se a refeição possui proteínas e gorduras a liberação será mais lenta). Não importa a fonte de carboidrato escolhida, quando as calorias são controladas o resultado será o mesmo - quando o assunto é queimar gordura e entrar em forma.


Apesar de ser fácil classificar carboidratos simples como “ruins” e carboidratos complexos como “bons”, a distinção entre os dois é completamente arbitrária. Basicamente uma tradição médica - nós chamamos carboidratos com mais de três açúcares “complexos” e chamamos carboidratos com um ou dois açúcares de “simples”.


Açúcar vicia? Não pessoal, não vicia e não é droga. Essa comparação patética teve início nos EUA em 2000-2005, mas logo foi desbancada por meio de uma literatura massiva sobre o assunto, massss como no Brasil as coisas são um pouco diferentes continuamos vendo blogueiros e pseudo cientistas espalhando esse tipo de fake News. Quem você conhece que vendeu o tênis na rua para trocar ele por açúcar cristal? Rsrs! Quem consegue ter compulsão por açúcar de mesa? Ninguém, é impossível! O que causa a sensação de vicio é a combinação de açúcar(carbo)+gordura, encontrada em alimentos como: pizza, cookies, chocolates, hambúrguer, sorvete.. E, esses alimentos, devem e podem fazer parte de uma dieta equilibrada. Não seja uma ovelha! Estude, refute e não tolere terrorismo nutricional. Sem o maravilhoso açúcar a vida seria sem graça. Imagina não poder comer o bolinho da vovó? Moderação é a chave para o sucesso. Procure sempre um nutricionista.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page