top of page

Proteína Animal VS Proteína Vegetal



Esse post não tem o intuito de comparar estilos de vida e escolhas individuais, mas sim de trazer informações que muitas vezes são repassadas de forma distorcida ou são mal compreendidas.


Claro que é possível consumir proteína em um estilo de vida vegetariano e até mesmo vegano, mas como vocês podem ver na imagem, há uma grande diferença na quantidade de proteínas de fontes animais e vegetais.


Em alguns casos, você pode acabar consumindo pouca proteína, pois seria necessário uma quantidade muito alta de determinado alimento para atingir sua necessidade, como é o caso do brócolis, champignon e espinafre. Por exemplo, voce teria que consumir quase 1,5kg de brócolis cozido (😱) para atingir a quantidade de proteina contida em 100g de peito de frango grelhado (1 filé pequeno).


Já em outras opções, é preciso ficar atento às calorias consumidas, já que para atingir um teor de proteina médio/alto, você também consome uma quantidade considerável de gordura e/ou carboidratos junto, como é o caso da castanha de caju, pasta de amendoim, grão de bico e aveia. Por exemplo, você precisaria consumir mais de 1000kcal de castanha de caju (🤯) para atingir a quantidade de proteínas contida em 100g de peito de frango grelhado (1 filé pequeno).


Até quando não estamos falando desses casos mais específicos, a diferença do teor proteico é muito grande. Além disso, grande parte das fontes de proteina animal possui todos os aminoácidos essenciais, sendo considerada uma fonte completa de proteinas. Enquanto isso, a maioria das proteínas vegetais são incompletas. Por conta disso, é importante que os vegetarianos misturem fontes de proteina vegetal para garantir que estejam recebendo todos os aminoácidos essenciais. Um grande exemplo dessa combinação é o arroz com feijão: os aminoácidos que faltam em um deles, são encontrados no outro.


E não é só a proteína que merece atenção no vegetarianismo. Sem os ajustes corretos na dieta e suplementação, você pode apresentar outras deficiências nutricionais. E é por essas e outras razões que o acompanhamento com o nutricionista é essencial para adequar sua dieta.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page