top of page

Refrigerante é a fonte da juventude dessa senhora de 104 anos?



Quase todo o carboidrato que consumimos é convertido em glicose no corpo. Os únicos carboidratos que não são convertidos em glicose são aqueles que não podem ser digeridos, como as fibras. Diferentes carboidratos irão se converter em velocidades diferentes, mas de fato, o valor calórico não muda: são 04 calorias por grama, e a resposta insulínica será a mesma, apesar da complexidade do carboidrato que está sendo digerido.


O consumo de açúcar refinado (açúcar de mesa) diário deve ser moderado, pois esse alimento não proporciona volume alimentar e nem fibras. No entanto, açúcar não é do “c4peta”, ok? É apenas uma fonte de carboidrato simples.


Carboidratos simples liberam insulina em uma velocidade maior que o complexo, mas os níveis caem mais rápido. Já os carboidratos complexos liberam insulina de forma mais lenta, mas os níveis caem mais devagar. Entendem? Para que fique claro: a liberação de insulina é proporcional a quantidade de carboidrato consumida em gramas. Não importa a fonte de carboidrato escolhida, quando as calorias são controladas o resultado será o mesmo - quando o assunto é queimar gordura e entrar em forma.


Apesar de ser fácil classificar carboidratos simples como “ruins” e carboidratos complexos como “bons”, a distinção entre os dois é completamente arbitrária. Basicamente uma tradição médica - nós chamamos carboidratos com mais de três açúcares “complexos” e chamamos carboidratos com um ou dois açúcares de “simples”.


Elizabeth, a senhora do vídeo, está com o peso adequado e por ser ativa – Sim ela precisa de açúcar (carboidrato) em sua rotina. Ela dirigiu até os 103 anos e deu aulas de matemática até os 100. Apesar de gostar do seu refri, durante o dia ela se alimentava com qualidade e tomava bastante água.

Moral da história: Sem o açúcar não teríamos o bolinho da vovó e inúmeros pratos saborosos rsrs! Não há nada de errado com o consumo de açúcar em moderação. Não demonize os alimentos. Moderação é a chave para uma vida saudável e equilibrada. #science!

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page