top of page

Mitos da queima de gordura!


As redes sociais são ferramentas fantásticas para a divulgação de conhecimento e crescimento profissional. Um dos problemas, porém, é que todos se tornaram experts em nutrição. É até engraçado, basta criar um Instagram, um canal e se proclamar “coach”, “guru” ou “especialista em emagrecimento” e por aí vai. O fato triste é que 99% não teriam a capacidade de resolver uma prova de bioquímica ou fisiologia do segundo semestre de um curso de nutrição. Digite “como perder gordura” no google e você vai encontrar todos os tipos de informações malucas.

Bom, vamos lá:

Carboidratos não engordam. Aliás, nem proteína e nem gordura. O excesso de calorias engorda. Coma muito acima do que você é capaz de “gastar” e boom você irá estocar gordura. News flash: você não precisa de insulina para estocar gordura. Coma frango, abacate e bacon o dia todo e veja o que acontece.

Um dos meus favoritos: comer 5-6 vezes por dia para evitar o catabolismo e melhorar a performance do metabolismo. Pessoal, isso já foi desbancado a mais de 10 anos. O fator mais importante é a sua ingestão calórica em um período de 24 horas. Coma quantas refeições você quiser. Se for treinar em jejum recomendo um BCAA em pó, suplemento odiado por leigos que não utilizam os estudos disponíveis sobre o assunto.

Você não precisa comer café da manhã. Respeite sua fome. Se você é uma pessoa que odeia comer de manhã, não há nada de errado com isso. Acredite – Você não vai catabolizar e perder seus preciosos músculos. Isso poderia ocorrer – se você tiver cerca de 3-6% de gordura.

Não existem alimentos queimadores de gordura. A perda de peso e gordura quando explicada de uma forma simples se resume a “queimar” mais do que consumir. Ou seja: o corpo humano segue as leis da física, especificamente a lei da termodinâmica, o que acontece como seu peso depende do balanço energético do seu corpo. Você ganha peso consumindo mais energia do que gasta, pois a energia será estocada. E você perde peso em déficit calórico, por que seu corpo irá oxidar tecido gorduroso, para que o mesmo seja utilizado como energia.

Ahhh o cardio em jejum - Jesus, maria e José. Ele não é milagroso e nos estudos disponíveis não há diferença entre cardio alimentado vs cardio em jejum quando o assunto é oxidar gordura. Faça o cardio que você preferir.

Água com limão é a piada do século. O dia que essa combinação potencializar sua performance metabólica – me avise. NÃO EXISTE NADA que justifique essa afirmativa! E para finalizar: Procure sempre um nutricionista.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page