top of page

Desafio de 30 dias!


Resolvemos fazer esse post, pois está chegando aquela época do ano em que muitas pessoas se preocupam com saúde, estética e estabelecem novas metas para conquistar o corpo que desejam para o verão, casamento ou um evento especial. Não importa sua motivação – ela é sua e de mais ninguém. Alguns se exercitam para se jogarem no mundo dos solteiros, outros por sonharem em serem atletas profissionais, outros por alguma patologia... e por aí vai. Nunca permita que ninguém menospreze o que te motiva.

Existem inúmeros desafios de 30 dias, programas de treino, blogueiras e “coachs” que pregam restrição extrema com sua dieta e estabelecem metas nem um pouco realistas, causando frustração nas pessoas e abrindo assim uma grande porta para os transtornos alimentares.

Durante uma consulta, hoje mais cedo, conversando com um paciente ele afirmou que a popular whole30 funcionou para ele, que emagreceu muito e bem rápido. Logo em seguida eu perguntei: Se esse desafio funcionou para você, por que razão você precisa fazer ele todos os anos?

Sabe por que, pessoal? O peso pedido de forma radical em 99% dos casos é recuperado com facilidade. O nosso metabolismo é extremamente adaptativo a qualquer situação, ou seja - se você come sempre os mesmos alimentos, com restrição calórica e sem variedade alimentar, basta comer um pouquinho a mais que o planejado para que o peso perdido seja recuperado facilmente. Nosso corpo não é bobo. Faça ele sofrer e mais cedo ou mais tarde sua taxa metabólica estará no chão e perder gordura irá se tornar bem difícil. Quem nunca viu aquela pessoa que não come nem 1000kcal/dia e não consegue emagrecer de jeito nenhum?

Vamos manter as coisas simples e conquistar resultados duradouros e saudáveis?

Se concentre em treinar algumas vezes por semana, coma bastante frutas, legumes, grãos integrais, mas não se esqueça do seu docinho, hambúrguer ou qualquer outra guloseima “proibida”. Comer o que amamos nos traz paz de espírito e facilita adesão a longo prazo de um padrão equilibrado de alimentação. Preconceito alimentar e medo de açúcar é tão 2005.

Calorias são 99% da equação e não o quão “limpo” você come. (Odiamos o termo comer Limpo, ele dá a entender que existem comidas sujas rsrs). Durma bem, caminhe diariamente, coma com qualidade e sem restrição, beba bastante água e seja feliz. Procure sempre um nutricionista!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page