A presença de açúcar não é um problema. A quantidade e frequência do consumo é o fator relevante para a saúde do individuo. Açúcar é apenas um apelido de carboidrato. Afinal de contas, todo o carboidrato é convertido em açúcar. Devemos priorizar grãos integrais ricos em fibras, vitaminas e minerais, mas isso não significa que não haja espaço para guloseimas em nosso dia-a-dia.
Saciedade pode ser relativo. No fim das contas cabe a nós decidir se devemos parar ou continuar comendo. A saciedade mental às vezes é mais importante que a física. Além disso, muitos fatores influenciam nossa saciedade: volume alimentar, fibras, proteínas, gorduras, etc, e durante nosso dia podemos brincar com esses fatores sem precisar pensar nisso em todas as refeições.
O consumo moderado de gordura saturada é essencial para a metabolização de hormônios, além de ser muito saborosa rsrs! Não há nada de errado com o consumo moderado de gordura saturada.
A maioria das comidas tem um certo nível de processamento. Temer e rotular alimentos como algo “ruim” mostra falta de conhecimento nutricional. Sem a tecnologia alimentar inúmeras pessoas passariam fome. Ao invés disso que tal aprender a interpretar um rótulo nutricional e fazer melhores escolhas?
TODAS AS COMIDAS TÊM QUIMÍCOS. Dizer que não devemos comer alguma coisa por possuir “químicos” é a mesma coisa que dizer que não devemos nadar em uma piscina. Você precisa de químicos na comida. Proteína, carboidrato e gordura são químicos. Vitaminas são... adivinhem: QUIMICOS! Você lembra dos minerais da tabela periódica de QUÍMICA do colégio? QUIMICOS!
O Termo calorias vazias deve ser usado com cuidado. Não é por que uma comida é pobre em micronutrientes que ela é vazia! Calorias = energia. Você não precisa pensar em micronutrientes 24 horas por dia.
Criticar constantemente grupos alimentares ou alimentos específicos, demonstra falta de conhecimento nutricional e falta de empatia. Incentivar o “perfeccionismo” nutricional (Algo que não existe), pode afetar drasticamente a relação mental de um indivíduo com a comida. Conhecimento liberta. Procure sempre um nutricionista!