top of page

Nutri Restritivo VS Nutri Realista


No decorrer dos anos nós tivemos a oportunidade de trabalhar com indivíduos do país inteiro. Uma observação triste que eu e Barbara fizemos é que a maioria dos pacientes com transtornos alimentares desenvolveram essa patologia dentro de um consultório de nutrição ou médico. Esse é o problema quando a área de saúde se transforma em uma área unicamente de estética e sem limites.

Sabe o que é mais fascinante? O profissional que proíbe tudo, te faz sentir mal, prega o impossível dentro de um consultório – faz justamente o oposto.

O profissional “hardcore” geralmente sai do consultório e encontra os amigos em bares, casas de hambúrguer e festas. Ou seja – Só quem não pode comer e beber nada é o paciente? Nós chamamos isso de hipocrisia nutricional.

Um plano alimentar não deve ser uma imposição como uma espécie de lei, um plano alimentar é apenas um guia de alimentação saudável e ele não “proíbe” nenhum tipo de alimento. Todos os alimentos são maravilhosos e chamar a comida de lixo, em um país como o Brasil que é assombrado pela pobreza e fome, é patético. Ninguém merece seguir um pedaço de papel pro resto da vida. A missão de um nutricionista é te ajudar a subir as escadas do sucesso e, para isso, é necessário que o paciente aprenda um pouquinho sobre nutrição e pouco a pouco se liberte de mitos, terrorismo e falácias. A missão do profissional de saúde deve ser “dar alta” e não prender o paciente por meio do medo.

Resumindo: Tem festinha? Sem ansiedade e sem medo. Aproveite, desfrute desses momentos maravilhosos com amigos e família e lembre-se: ninguém se tornou obeso por aproveitar uma festa no fim de semana. Um ou dois dias de diversão não irá estragar seu progresso. Consistência sempre irá vencer perfeição. Chutou o balde? Comeu como se não houvesse amanhã? Pense a longo prazo. Recomece. Em um ano sua vida pode mudar completamente. Procure sempre um nutricionista e, de preferência, um que não tenha preconceito alimentar! #bomsensobombs.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page