
Ready? Science BOMBS
Sabe o que acontece quando você come um bombom todos os dias após o almoço? NADA! Isso mesmo! NADA! Você apenas consumiu pouco mais de 100kcal. O chocolate não irá atrapalhar seus resultados. A dose faz o veneno. De fato, esse chocolate pode proporcionar: prazer, felicidade, paz de espírito e, na maioria dos casos, uma adesão maior a dieta.
Ninguém é perfeito. Quando tentamos seguir um plano alimentar 100% “Comida limpa”, na grande maioria dos casos, a frustração será o resultado mais comum.
Para ficar claro: Você pode consumir chocolate, sorvete e diversas comidas saborosas e conquistar o peso e corpo dos seus sonhos. Nenhuma dieta é fácil, mas você também não precisa se torturar. Tenha um base alimentar saudável, mas inclua, de forma moderada, alimentos que lhe trarão prazer. No início da nossa jornada fitness, se eu e Bárbara comêssemos um bombom após o almoço, vocês podem apostar que no dia seguinte estaríamos fazendo cardio em jejum, nos sentindo tristes e culpados por termos “furado” a dieta. Esse terrorismo tem que acabar.
Ao rotularmos comidas como “boas” e “ruins”, “limpas” e “sujas”, inconscientemente nos “proibimos” de consumir certos grupos alimentares, com isso construímos uma grande tensão e pressão sob nós. E sabe no que isso resulta? Compulsão – Comer sem controle. Logo o sentimento de culpa nasce e nós nos restringimos novamente como forma de “compensação” por essa escapulida. Bem-vindo ao ciclo eterno das dietas ioiô. O mais curioso - Ao investigarmos a fundo durante nossas consultas, descobrimos que muitos casos de transtorno alimentar começaram dentro de um consultório de nutrição ou médico. Com profissionais extremistas, que não compreender a verdadeira ciência da nutrição.
Não faça isso, não se restrinja. Crie hábitos saudáveis e busque equilíbrio. Não busque restrição.
Ficou muito mais fácil aderir a “dieta” depois que ajustei meus macros para caber um chocolatinho todos os dias. 🙏🏻
Lendo o blog de vocês me deu mais clareza do melhor momento de consumir ele. Priorizo como sobremesa do almoço, que costuma ser minha refeição pré treino.