top of page

Controlando a fome!




Uma das maiores reclamações ao se fazer uma dieta para perda de gordura é a famosa FOME. Afinal, ninguém gosta de passar fome e, pasmem, ninguém precisa passar fome para perder gordura. Siiiim!! Você pode utilizar estratégias inteligentes para diminuir a quantidade de comida e não sentir tanto impacto na sua fome.


Por exemplo, alimentos ricos em proteínas, como frango, carne, peixe, ovo, queijo e leite, geram mais saciedade do que os alimentos ricos em carboidratos e gorduras.


Os alimentos que contém fibras, como os integrais, leguminosas, vegetais e frutas, também possuem um grande poder saciante, pois as fibras aumentam o tempo de digestão dos alimentos, retardando o esvaziamento gástrico.


Além das proteínas e fibras, a água também é uma aliada nessas horas (e sempre rsrs), já que um dos mecanismos de saciedade é a dilatação do estômago. Fora isso, quando ela entra em contato no estômago com as fibras há a formação de uma massa que demora mais para ser digerida, aumentando mais ainda a sensação de saciedade.


Como a dilatação do estômago influencia diretamente em nossa saciedade, alimentos que possuem maior volume alimentar também irão contribuir nesse sentido. Por exemplo, você pode trocar 150g de banana por 400g de morango e ainda sim consumir a mesma quantidade de calorias, mas consumindo um maior volume alimentar.


Mastigar o alimentos com calma também pode te ajudar, já que nosso cérebro leva cerca de 20 minutos para receber o sinal de saciedade após a comida chegar no estômago. Portanto, quanto mais rápido você comer, mais comida você pode ingerir antes de se sentir saciado.


Para finalizar, saber identificar se você está realmente sentindo fome fisiologica (fome física) ao invés de fome psicológica (emocional, social ou vontade) é muito importante. A fome fisica é o sinal que nosso corpo manda quando precisamos sobreviver, como dor no estômago, fraqueza, tontura, dor de cabeça, irritação, entre outros. Já a fome emocional está ligada ao nosso estado mental. Nesse sentido, quanto mais consciente das necessidades do seu corpo, mais fácil será evitar exageros.


Procure sempre um nutricionista

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page