top of page

Mitos e verdades - CREATINA







Esse é um dos suplementos mais pesquisados da história e muito utilizado por quem treina, mas você sabe o que é?!


A creatina é uma combinação de aminoácidos produzidos pelo fígado, rim e pâncreas. Ela é naturalmente encontrada na carne vermelha, no frango, ovo, peixes e leite, embora em níveis muito mais baixos do que na forma de pó.


Mas como ela funciona? Explicando de uma forma simples, a creatina retarda a fadiga transportando energia extra para as células, principalmente nos exercícios de alta intensidade e curta duração. Permitindo que você utilize cargas maiores e, consequentemente, estimulando a hipertrofia muscular.


Entretanto, esse suplemento é cercado de mitos! E já vamos começar desvendando o maior deles: a creatina deixa a pessoa inchada. Embora a creatina cause uma retenção de água, isso acontece dentro do músculo, e é um sinal de que houve um aumento de creatina nas células, portanto, há mais quantidade de energia armazenada. ÓTIMO!


Outro grande mito é de que o suplemento prejudica a função renal. Mas, a suplementação de creatina já foi rigorosamente testada e parece ser segura para os rins em dosagens recomendadas.Por isso, a menos que você tenha uma condição médica pré-existente, a creatina não irá afetar sua função renal.


Um mito antigo, mas que ainda perdura, é de que a fase de saturação é obrigatória. Essa fase apenas diminui o tempo necessário para saturar suas reservas de creatina nos músculos. Ou seja, você pode ficar com suas reservas de cratina totalmente saturadas de forma mais rápida. Mas, em um mês, o efeito será o mesmo. É puramente uma questão de velocidade, não de eficácia.


Sobre o mito da perda de cabelo, as evidências atuais não indicam que a suplementação de creatina aumenta a testosterona total, testosterona livre, DHT ou causa queda de cabelo.


Para finalizar, está equivocado quem pensa que é um suplemento apenas para quem treina. Estudos têm demonstrado benefícios na suplementação em idosos. Há evidências de que a creatina auxilia na prevenção de sarcopenia, com potencial para reverter essas alterações. Além disso, também é associada a melhora da função cognitiva. Tá bom ou quer mais?!? 😁

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page